Evento chama atenção para uso mais positivo da internet

evento-safer-internet-day-2016

Fonte: Webwise.

Estamos todos reunidos na internet. Mesmo quem não trabalha diretamente com essa mídia tende a passar boas horas do dia navegando. Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pelo IBGE, em parceria com a TIC Domicílios, pela primeira vez o número de pessoas no Brasil que estão conectadas chegou a 50%. Já dados revelados pela agência de marketing social We Are Social, mostrou que o país é o terceiro no mundo a passar mais tempo na rede e que, por aqui, a população fica quase duas vezes mais nela em comparação à televisão.

Sim, há um imenso contingente de usuários e, consequentemente muitas ameaças virtuais, mas com poderes suficientes para fazer estragos no mundo físico. Por isso iniciativas como o Safer Internet Day, ou Dia da Internet Segura, são tão relevantes à sociedade civil, às empresas e lares de todo o país.

Promovido desde de 2009 – em território nacional pela Safernet – o evento visa discutir e alertar sobre temas como perigos digitais, o futuro da internet, liberdade online, privacidade e cidadania digital, assim como estimular o uso consciente da rede. De acordo com o texto de apresentação:

“O dia, celebrado na 2ª terça-feira do mês de Fevereiro, simultaneamente em mais de 100 países, articula diferentes instituições públicas, privadas e do terceiro setor em torno da conscientização para o uso seguro, ético e responsável da Internet. No Brasil, os eventos iniciam-se em Janeiro e se desenvolvem até o final de Fevereiro, divulgando e inaugurando campanhas, materiais educativos e serviços que ficam disponíveis online durante todo o ano”.

Faça sua parte para uma internet mais positiva

faca-sua-parte-internet-positivaNeste ano a data caiu em plena terça-feira de carnaval, 09/02. O debate foi conduzido pela proposta “Faça sua parte para uma internet mais positiva”. Diversos programas foram realizados, como palestras, eventos, jogos educativos e até downloads de livros e vídeos sobre o assunto.

No contexto corporativo a temática escolhida para 2016 tem diversas aplicações, desde o acesso cauteloso a conteúdos que não são do trabalho, passando pelas políticas de relacionamento e publicação de posts em nome da companhia, até a proteção de dados de alta confidencialidade, entre muitas outras variáveis.

Se em casa a navegação tem de ser observada, no escritório o cuidado precisa ser triplicado, pois há todo um ecossistema que pode sofrer graves prejuízos por conta de atitudes impensadas. Dessa maneira, é válido levar a discussão para a mesa de reuniões e reforçar, ou corrigir, o posicionamento da empresa com relação ao uso da web. Diretores, colaboradores e estagiários devem ser educados a respeito de melhores práticas, de preferência antes de os impasses surgirem.

Na INFORMO TECNOLOGIA há soluções como o UTM Dell SonicWall e o Kaspersky Antivirus, que foram pensados especialmente para atender as amplas exigências de segurança das organizações. Tratar sobre os sistemas que podem defender o seu negócio também é crucial para resolver a questão com a ênfase que ela merece.

Para mais informações entre em contato conosco.

Comentários


Comente!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *